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A crítica gastronômica paulistana como um produto midiático em transformação – um estudo comparativo de críticas publicadas na revista Veja São Paulo, no site Gastrolândia e na plataforma TripAdvisor

Eduardo Scott Franco de Camargo

A crítica gastronômica paulistana como um produto midiático em transformação: um estudo comparativo de críticas publicadas na revista Veja São Paulo, no site Gastrolândia e na plataforma TripAdvisor objetiva compreender como a crítica gastronômica paulistana foi afetada pela emergência da comunicação digital e, por consequência, pelo aparecimento de

atores que abalaram a função do crítico, papel que antes da internet era exclusivamente ocupado por seletos profissionais chancelados por veículos como jornais e revistas.

Este livro é a integra da dissertação de Mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero de Eduardo Scott Franco de Camargo, orientado pelo Professor Doutor Marcelo Santos. O autor parte da definição do que é gastronomia e de um breve resumo da história da gastronomia, deslocando-se para a revisão de literatura sobre internet de primeira geração, na qual surgem os blogueiros, e na internet de segunda geração, por meio da qual a web converteu-se num espaço coletivo de construção do conhecimento. Soma-se a esta primeira parte um levantamento de dados, destacando-se a posição privilegiada de São Paulo na gastronomia brasileira e de informações sobre a crítica como gênero jornalístico.

Com esta base desenvolve uma interessante análise das produções encontradas em veículos que representam propostas distintas de crítica, ligadas, respectivamente, à imprensa tradicional e à internet de primeira e segunda gerações: a Revista Veja São Paulo, blog Gastrolândia e a rede TripAdvisor.

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO

2. GASTRONOMIA

2.1 Alimentação, culinária e gastronomia

2.2 Aspectos históricos da gastronomia

3 A CRÍTICA GASTRONÔMICA

3.1 O jornalismo cultural

3.2 A crítica como gênero jornalístico

3.3 A crítica remodelada pela internet: da mídia tradicional impressa ao acesso à informação online e às plataformas colaborativas

4 TRÊS ESTUDOS DE CASO

4.1 Mídias

4.1.1 A revista Veja São Paulo

4.1.1.1 Site Gastrolândia

4.1.1.1.1 TripAdvisor

4.2 Análise comparativa

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS

​ISBN: 978-85-8499-138-9
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 154

​Preço:R$ 40,00