A crítica gastronômica paulistana como um produto midiático em transformação – um estudo comparativo de críticas publicadas na revista Veja São Paulo, no site Gastrolândia e na plataforma TripAdvisor
Eduardo Scott Franco de Camargo
A crítica gastronômica paulistana como um produto midiático em transformação: um estudo comparativo de críticas publicadas na revista Veja São Paulo, no site Gastrolândia e na plataforma TripAdvisor objetiva compreender como a crítica gastronômica paulistana foi afetada pela emergência da comunicação digital e, por consequência, pelo aparecimento de
atores que abalaram a função do crítico, papel que antes da internet era exclusivamente ocupado por seletos profissionais chancelados por veículos como jornais e revistas.
Este livro é a integra da dissertação de Mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero de Eduardo Scott Franco de Camargo, orientado pelo Professor Doutor Marcelo Santos. O autor parte da definição do que é gastronomia e de um breve resumo da história da gastronomia, deslocando-se para a revisão de literatura sobre internet de primeira geração, na qual surgem os blogueiros, e na internet de segunda geração, por meio da qual a web converteu-se num espaço coletivo de construção do conhecimento. Soma-se a esta primeira parte um levantamento de dados, destacando-se a posição privilegiada de São Paulo na gastronomia brasileira e de informações sobre a crítica como gênero jornalístico.
Com esta base desenvolve uma interessante análise das produções encontradas em veículos que representam propostas distintas de crítica, ligadas, respectivamente, à imprensa tradicional e à internet de primeira e segunda gerações: a Revista Veja São Paulo, blog Gastrolândia e a rede TripAdvisor.
SUMÁRIO
2.1 Alimentação, culinária e gastronomia
2.2 Aspectos históricos da gastronomia
3.2 A crítica como gênero jornalístico
4.1.1 A revista Veja São Paulo
ISBN: 978-85-8499-138-9
Formato: 16x23 cm
Paginas: 154
Preço:R$ 40,00