A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia
Maria Helena Souza Patto
4ª edição revista e ampliada
Publicado pela primeira vez há mais de duas décadas, A Produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação, gestores de sistemas e professores. Como explicar sua longevidade e fecundidade em um campo tão marcado pela rápida obsolescência de autores, teorias e perspectivas educacionais? (...) A democratização do acesso à escola, que poderia ter significado a ampliação de uma experiência simbólica potencialmente rica, resultou na manutenção de um “meio” para o qual não se vislumbra claramente um “fim” (...) É essa escola, alienada de seu papel político, divorciada de sua vocação cultural e inacessível aos pais e alunos que dela mais necessitam, que encontramos nas páginas do livro de Souza Patto. Daí a triste, lúcida e desafiante atualidade dessa obra. (José Sérgio Fonseca de Carvalho)
N. E. A atual edição traz um dossiê “25 anos depois”, composto pela análise crítica do percurso da obra; uma pesquisa de campo que mostra os adolescentes da pesquisa original em suas vidas presentes; e, por fim, um posfácio da autora.
Sumário:
Prefácio à primeira edição
Sylvia Leser de Mello
Prefácio à segunda edição
Jerusa Vieira Gomes
Prefácios à quarta edição
Celso de Rui Beisiegel
Lineu Norio Kohatsu
Introdução
PRIMEIRA PARTE
O FRACASSO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO
1. RAÍZES HISTÓRICAS DAS CONCEPÇÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR: O TRIUNFO DE UMA CLASSE E SUA VISÃO DE MUNDO...35
A era das revoluções e a era do capital
Os sistemas nacionais de ensino
As teorias raciais
A psicologia diferencial
A genialidade hereditária
Como diagnosticar as aptidões dos escolares
Quem será educado?
Teoria da carência cultural: o preconceito disfarçado?
2. O MODO CAPITALISTA DE PENSAR A ESCOLARIDADE: ANOTAÇÕES SOBRE O CASO BRASILEIRO
Fracasso escolar: dados sobre a pré-história de uma explicação
Primeira República e liberalismo
O contraponto das teorias raciais
Jeca Tatu: o poder de um mito
O lugar da medicina na constituição da psicologia educacional
Fracasso escolar: a natureza do discurso oficial
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
A marca liberal
Das causas do fracasso escolar: um discurso fraturado
Das causas do fracasso escolar: uma tentativa de sutura do discurso fraturado
Liberal-democracia e política educacional: afinal, quem são os mais aptos?
Situação do ensino: um diagnóstico que se repete
Outras publicações
A teoria da carência cultural
As teorias crítico-reprodutivistas e a pesquisa do fracasso escolar
A pesquisa recente: ruptura e repetição
SEGUNDA PARTE
A VIDA NA ESCOLA: VERSO E REVERSO
DA RACIONALIDADE BUROCRÁTICA
A TEORIA E A PESQUISA
1. TEXTO E CONTEXTO
2. O BAIRRO
3. CONTROLE DA QUALIDADE E QUALIDADE DO CONTROLE
A resistência possível
As crianças que “se reprovaram”
Educadores e usuários: um confronto desigual
As artimanhas do poder
4. UMA INCURSÃO NOS BASTIDORES: O MUNDO DA SALA DE AULA
Um intrigante jogo de espelhos
Reflexos num olho ambíguo
Pequenos assassinatos
A rebeldia em duas versões
Os corpos quase dóceis
Uma imagem constantemente retocada
5. O DISCURSO COMPETENTE E SEUS REVESES: A FALA DAS MÃES
6. QUATRO HISTÓRIAS DE (RE)PROVAÇÃO ESCOLAR
A história de Ângela
A história de Augusto
A história de Nailton
A história de Humberto
7. DA EXPERIÊNCIA À REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL: ALGUMAS ANOTAÇÕES
ANEXOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
25 ANOS DEPOIS
A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico
José Sérgio F. de Carvalho
Quatro histórias de (re)provação escolar – Notas sobre o rumo das vidas de Ângela, Nailton, Augusto e Humberto
Denise Trento Rebello de Souza e Daniele Kohmoto Amaral
Posfácio
Maria Helena Souza Patto
ISBN: 978-85-8499-021-4
Formato: 16x23 cm
Paginas: 454
Preço: R$ 75,00