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A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia

 

Maria Helena Souza Patto

 

4ª edição revista e ampliada

 

Publicado pela primeira vez há mais de duas décadas, A Produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação, gestores de sistemas e professores. Como explicar sua longevidade e fecundidade em um campo tão marcado pela rápida obsolescência de autores, teorias e perspectivas educacionais? (...) A democratização do acesso à escola, que poderia ter significado a ampliação de uma experiência simbólica potencialmente rica, resultou na manutenção de um “meio” para o qual não se vislumbra claramente um “fim” (...) É essa escola, alienada de seu papel político, divorciada de sua vocação cultural e inacessível aos pais e alunos que dela mais necessitam, que encontramos nas páginas do livro de Souza Patto. Daí a triste, lúcida e desafiante atualidade dessa obra. (José Sérgio Fonseca de Carvalho)

 

N. E. A atual edição traz um dossiê “25 anos depois”, composto pela análise crítica do percurso da obra; uma pesquisa de campo que mostra os adolescentes da pesquisa original em suas vidas presentes; e, por fim, um posfácio da autora.

 

Sumário:

Prefácio à primeira edição

Sylvia Leser de Mello

Prefácio à segunda edição

Jerusa Vieira Gomes

Prefácios à quarta edição

Celso de Rui Beisiegel

Lineu Norio Kohatsu

 

Introdução

PRIMEIRA PARTE

 

O FRACASSO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO

 

1. RAÍZES HISTÓRICAS DAS CONCEPÇÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR: O TRIUNFO DE UMA CLASSE E SUA VISÃO DE MUNDO...35

 

A era das revoluções e a era do capital

Os sistemas nacionais de ensino

As teorias raciais

A psicologia diferencial

A genialidade hereditária

Como diagnosticar as aptidões dos escolares

Quem será educado?

Teoria da carência cultural: o preconceito disfarçado?

 

2. O MODO CAPITALISTA DE PENSAR A ESCOLARIDADE: ANOTAÇÕES SOBRE O CASO BRASILEIRO

 

Fracasso escolar: dados sobre a pré-história de uma explicação

Primeira República e liberalismo

O contraponto das teorias raciais

Jeca Tatu: o poder de um mito

O lugar da medicina na constituição da psicologia educacional

Fracasso escolar: a natureza do discurso oficial

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

A marca liberal

Das causas do fracasso escolar: um discurso fraturado

Das causas do fracasso escolar: uma tentativa de sutura do discurso fraturado

Liberal-democracia e política educacional: afinal, quem são os mais aptos?

Situação do ensino: um diagnóstico que se repete

Outras publicações

A teoria da carência cultural

As teorias crítico-reprodutivistas e a pesquisa do fracasso escolar

A pesquisa recente: ruptura e repetição

 

SEGUNDA PARTE

 

A VIDA NA ESCOLA: VERSO E REVERSO

DA RACIONALIDADE BUROCRÁTICA

 

A TEORIA E A PESQUISA

1. TEXTO E CONTEXTO

2. O BAIRRO

3. CONTROLE DA QUALIDADE E QUALIDADE DO CONTROLE

A resistência possível

As crianças que “se reprovaram”

Educadores e usuários: um confronto desigual

As artimanhas do poder

4. UMA INCURSÃO NOS BASTIDORES: O MUNDO DA SALA DE AULA

Um intrigante jogo de espelhos

Reflexos num olho ambíguo

Pequenos assassinatos

A rebeldia em duas versões

Os corpos quase dóceis

Uma imagem constantemente retocada

5. O DISCURSO COMPETENTE E SEUS REVESES: A FALA DAS MÃES

6. QUATRO HISTÓRIAS DE (RE)PROVAÇÃO ESCOLAR

A história de Ângela

A história de Augusto

A história de Nailton

A história de Humberto

7. DA EXPERIÊNCIA À REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL: ALGUMAS ANOTAÇÕES

ANEXOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

25 ANOS DEPOIS

A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico

José Sérgio F. de Carvalho

Quatro histórias de (re)provação escolar – Notas sobre o rumo das vidas de Ângela, Nailton, Augusto e Humberto

Denise Trento Rebello de Souza e Daniele Kohmoto Amaral

Posfácio

Maria Helena Souza Patto

​ISBN: 978-85-8499-021-4
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 454
​Preço: R$ 75,00

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