ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - à luz dos clássicos da Pedagogia
Vitor Henrique Paro (.org)
A escola é onde se formam humanos, como seres históricos. Sua administração não se confunde com a de outra empresa qualquer. Aí os recursos são operados por sujeitos (humano- -históricos), na produção de sujeitos (humano-históricos) que, no processo de produção, são ao mesmo tempo objeto de trabalho (porque são eles que se transformam no produto) e sujeitos (autores) de sua produção. Sem levar em conta essa especificidade da unidade produtiva chamada escola, não é possível realizar uma administração escolar que contribua para sua realização. (extraído do texto de apresentação de Vitor Henrique Paro)
Vitor Henrique Paro (.org)
Bruno Oliveira • Cassia Domiciano • Cileda Perrella • Fabrício Carvalho
Flávio Boleiz Júnior • Héricka Wellen • Márcia Aparecida Jacomini
Maria Aparecida Monção • Mary Falcão • Nilton Francisco Cardoso
Petter Maahs da Silva • Rosana Cruz • Sylvie Bonifácio Klein
Vanda Mendes Ribeiro
Sumário:
A importância dos clássicos da Pedagogia para a administração escolar,
Vitor Henrique Paro
Montaigne e a administração escolar: diálogo possível?,
Vanda Mendes Ribeiro
Comenius e os desafios da educação contemporânea: em foco, a gestão
democrática,
Maria Aparecida Monção
Rousseau e a administração escolar: algumas apropriações,
Mary Falcão
Joseph Jacotot: contribuição para a reflexão acerca do Conselho de Escola,
Cileda Perrella
Makarenko: a administração escolar sob uma perspectiva participativa e
democrática,
Fabrício Carvalho
Makarenko e Pistrak: contribuições à administração escolar,
Bruno Oliveira
Whitehead: administração escolar e processo educativo: ritmo, disciplina e
liberdade,
Cassia Domiciano
Janusz Korczak e a administração escolar contemporânea,
Rosana Cruz
Dewey: educação, administração escolar e autonomia,
Sylvie Bonifácio Klein
John Dewey: os conceitos de experiência e educação na análise da Escola
Plural,
Nilton Francisco Cardoso
Neill e Dewey: contribuições para o querer aprender e para a administração
escolar,
Héricka Wellen
Freinet e a reflexão sobre a organização da escola e do processo educativo,
Márcia Aparecida Jacomini
Freinet, sua pedagogia e as implicações para a política e para a administração escolar,
Peter Maahs da Silva
Paulo Freire: a prática administrativa coerente com a teoria pedagógica,
Flávio Boleiz Júnior
ISBN: 978-65-86255-57-7
Formato: 16x23 cm
Paginas: 296
Preço:R$ 50,00