top of page

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - à luz dos clássicos da Pedagogia

Vitor Henrique Paro (.org)

A escola é onde se formam humanos, como seres históricos. Sua administração não se confunde com a de outra empresa qualquer. Aí os recursos são operados por sujeitos (humano- -históricos), na produção de sujeitos (humano-históricos) que, no processo de produção, são ao mesmo tempo objeto de trabalho (porque são eles que se transformam no produto) e sujeitos (autores) de sua produção. Sem levar em conta essa especificidade da unidade produtiva chamada escola, não é possível realizar uma administração escolar que contribua para sua realização. (extraído do texto de apresentação de Vitor Henrique Paro)

Vitor Henrique Paro (.org)

Bruno Oliveira • Cassia Domiciano • Cileda Perrella • Fabrício Carvalho

Flávio Boleiz Júnior • Héricka Wellen • Márcia Aparecida Jacomini

Maria Aparecida Monção • Mary Falcão • Nilton Francisco Cardoso

Petter Maahs da Silva • Rosana Cruz • Sylvie Bonifácio Klein

Vanda Mendes Ribeiro

Sumário:

 

A importância dos clássicos da Pedagogia para a administração escolar,

Vitor Henrique Paro

 

Montaigne e a administração escolar: diálogo possível?,

Vanda Mendes Ribeiro

 

Comenius e os desafios da educação contemporânea: em foco, a gestão

democrática,

Maria Aparecida Monção

 

Rousseau e a administração escolar: algumas apropriações,

Mary Falcão

 

Joseph Jacotot: contribuição para a reflexão acerca do Conselho de Escola,

Cileda Perrella

 

Makarenko: a administração escolar sob uma perspectiva participativa e

democrática,

Fabrício Carvalho

 

Makarenko e Pistrak: contribuições à administração escolar,

Bruno Oliveira

 

Whitehead: administração escolar e processo educativo: ritmo, disciplina e

liberdade,

Cassia Domiciano

 

Janusz Korczak e a administração escolar contemporânea,

Rosana Cruz

 

Dewey: educação, administração escolar e autonomia,

Sylvie Bonifácio Klein

 

John Dewey: os conceitos de experiência e educação na análise da Escola

Plural,

Nilton Francisco Cardoso

 

Neill e Dewey: contribuições para o querer aprender e para a administração

escolar,

Héricka Wellen

 

Freinet e a reflexão sobre a organização da escola e do processo educativo,

Márcia Aparecida Jacomini

 

Freinet, sua pedagogia e as implicações para a política e para a administração escolar,

Peter Maahs da Silva

 

Paulo Freire: a prática administrativa coerente com a teoria pedagógica,

Flávio Boleiz Júnior

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.jpg

​ISBN: 978-65-86255-57-7
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 296

​Preço:R$ 50,00

bottom of page