Artes e violências
Rosane Kaminski, Vinícius Honesko, Luiz Carlos Sereza (orgs.)
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SERGIO VILLALOBOS-RUMINOTT, MARIA ANGÉLICA MELENDI, ROSANE KAMINSKI, ARTUR FREITAS, PAULO REIS, EDUARDO PELLEJERO, ANACLETO FERRER, MÁRCIO SELIGMANN-SILVA, JAIME GINZBURG, VINÍCIUS HONESKO, LUIZ CARLOS SEREZA, CLÓVIS GRUNER, ARTHUR LIMA DE AVILA.
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O livro Artes & Violências traz à discussão as complexas relações entre as linguagens artísticas e as formas de violência. É fruto das atividades integradas entre os Grupos de Pesquisa CNPq “Núcleo de Artes Visuais” (NAVIS) e “Arte, Memória e Narrativa” (AMENA). Dentre os propósitos comuns a esses grupos, está a convicção de que a arte é capaz de desestabilizar percepções e de edificar juízos críticos sobre a sociedade, bem como participar ativamente da elaboração de memórias sobre eventos que não devem ser esquecidos.
A temática do livro articula-se aos esforços de um terceiro grupo, do qual participam pesquisadores do Brasil e da Espanha, num acordo de cooperação firmado sob o projeto de pesquisa comum “Imagens de Traumas”. Como resultado dessas parcerias e dos debates ali fomentados, os capítulos desta coletânea, ao se debruçarem sobre casos históricos nacionais e internacionais em que a violência crua se sobrepõe ao poder – isto é, aquilo que na teoria do Estado é assumido como a dimensão do monopólio e uso legítimo da violência –, permitem refletir, num sentido amplo, sobre a eficácia da arte na construção de memórias sobre situações traumáticas e violentas ou, ainda, sobre a potência da arte enquanto movimento de elevação, de manutenção do que costumamos designar como humanidade. A arte faz mover, ainda que com um leve toque a partir do qual a trajetória de quem se deixa tocar se torna imprevisível. Diante da dor de uma ação violenta, a arte trama significados e faz ver o que não estava presente, abre linhas de sanidade em meio ao espasmo imobilizador e traumático que a violência, essa substância que alucina e entorpece, não cessa de produzir.
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Sumário
7 Substâncias e tramas
ROSANE KAMINSKI, VINÍCIUS HONESKO E LUIZ CARLOS
SEREZA
Primeira parte: Das formas de incorporar a violência e resistir à
Destruição
13 La anarquía de los sentidos: el arte ante una nueva mutación antropológica
SERGIO VILLALOBOS-RUMINOTT
37 O testemunho impossível: entre imagens e palavras
MARIA ANGÉLICA MELENDI
53 Arte e imprensa: cenas da violência no Brasil
ROSANE KAMINSKI
85 Trouxas de sangue: notas sobre a perturbação poética ou a introjeção
da violência
ARTUR FREITAS
103 “Projeto Gilda”: o pulso da cidade
PAULO REIS
117 “A humanidade incômoda”: arte e resistência em tempos infernais
EDUARDO PELLEJERO
Segunda Parte: Dos modos de expor e narrar as “memórias do mal”
129 Un ingenioso esmero: ensayo sobre cuatro secuencias de perpetración
de la shoah
ANACLETO FERRER
159 Toda política é política das imagens
MÁRCIO SELIGMANN-SILVA
183 Fantasmagoria e violência
JAIME GINZBURG
195 Para além dos atos e dos silêncios: gestos de resistência no olhar
VINÍCIUS HONESKO
207 “Era o Hotel Cambridge”: arte, violência e refúgio
LUIZ CARLOS SEREZA
225 Quadros da barbárie, quadros de memória: a experiência autoritária
no Brasil, Argentina e Uruguai em três histórias em quadrinhos
CLÓVIS GRUNER
247 De Ferguson a Charlottesville: acumulação temporal, capitalismo
racial e a história do presente dos Estados Unidos
ARTHUR LIMA DE AVILA
267 Autores
âISBN: 978-65-86255-09-6
Formato: 16x23 cmâ
âPaginas: 270
âPreço: R$ 50,00