Cecília Meireles e a Travel in Brazil (1941-1942)
Luís Antônio Contatori Romano
Há ainda diversas faces de Cecília perdidas nos espelhos partidos de sua obra dispersa e não publicada em livro. Pesquisadores têm tentado trazer de volta à circulação poemas ainda inéditos, crônicas perdidas em periódicos e edições esgotadas, traduções, conferências, desenhos, mas essa tarefa está longe do fim.
Nesse cenário de dispersão, Luís Antônio Contatori Romano seleciona uma faceta ainda pouco conhecida de Cecília: a de editora da revista Travel in Brazil, que teve apenas oito números, entre 1941 e 1942.
A revista foi criada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do governo de Getúlio Vargas, com vistas a atrair turistas estrangeiros para o país. Era, por isso, publicada em inglês e com muitas ilustrações.
Cecília, além de editora da revista, publicou ali vários artigos, assinados com seu nome ou com pseudônimos. Essa produção da escritora nunca foi reunida em livro, inclusive pela dificuldade de localizar os exemplares da revista, já que, no governo Dutra (1946 – 1951) todo o arquivo do DIP foi destruído, numa tentativa de apagar a memória desse órgão de propaganda do Estado Novo.
Assim, a recuperação da história desse periódico cumpre muitas tarefas, algumas delas bastante dolorosas, sobretudo no que se refere às relações dos intelectuais brasileiros com a ditadura de Getúlio Vargas.
SUMÁRIO
Prefácio, por Ana Maria Domingues de Oliveira
Introdução
Travel in Brazil: uma Revista para o Olhar Estrangeiro
Itinerários de Ouro Preto por Manuel Bandeira e Cecília Meireles
O Carnaval no Rio de Janeiro em Vários Registros de Cecília Meireles
Dois Olhares Europeus do Rio de Janeiro: Stefan Zweig e Paulo Rónai
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
ISBN: 978-85-8499-150-1
Formato: 14x21 cm
Paginas: 184
Preço:R$ 40,00