top of page

Cem Anos de Música em Presidente Prudente

Carlos Amaral da Silva

 

ESTE LIVRO apresenta pinceladas do passado musical de Presidente Prudente. Não pretende ser um compêndio da história da música da cidade em seus primeiros cinquenta anos de existência, mas sim apontar o fazer musical nas áreas popular e erudita, desde sua formação enquanto área de assentamento de posseiros migrantes das minas de ouro e de homens fugidos da guerra do Paraguai, até a produção e a reprodução musical próxima a 1967.

A música na cidade se desenvolveu por influência da igreja católica, representada pelo padre José Maria Martinez Sarrion, e por músicos que chegaram a Presidente Prudente nos seus primeiros anos de vida, como Jupyra Cunha Marcondes, maria Aparecida Memari Botosso e José Seppa.

Para o lazer surgiram os jazz-bands, tocando em saraus, bailes, aniversários, circos e no carnaval para atos solenes políticos e religiosos, as bandas. Os conservatórios estruturaram o ensino musical, fornecendo o ensino musical de forma profissional e elevando o nível dos intérpretes. Cantores e conjuntos de renome nacional atuaram na cidade, inicialmente nos palcos dos cinemas, a convite de músicos locais, e depois por influência das rádios.

Os capítulos mostram as diversas formas do fazer musical em Presidente Prudente e as pessoas que contribuíram para torná-la um grande centro musical.

CEM ANOS DE M┌SICA.jpg

​ISBN: 978-85-8499-094-8
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 264

​Preço:R$ 50,00

bottom of page