Cinema e pensamento

 

Rosane Kaminski, Pedro Plaza Pinto (.orgs)

 O livro Cinema e Pensamento, organizado por Rosane Kaminski e Pedro Plaza Pinto, aborda, a partir de quatro eixos de análise (“Diálogos internacionais”, “Questões sobre o cinema latino-americano”, “Filmes e análise da sociedade brasileira” e “Artistas e autores”), questões interdisciplinares com ênfase nas relações dos filmes, movimentos cinematográficos e diretores com o seu contexto histórico. Reunindo textos de pesquisadores nacionais e internacionais, o livro representa o melhor da reflexão sobre cinema e história atualmente. Seus capítulos são desdobramentos de discussões, encontros e colóquios internacionais promovidos pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação” que, desde a sua criação em 2006, tem o objetivo de consolidar o debate na área. É com prazer que vemos neste projeto editorial a ampliação destes estudos que, sem a preocupação de definir um único caminho metodológico para abordar as relações entre cinema e história, reflete as premissas que contribuem para a consolidação desse campo, que desperta cada vez mais atenção no Brasil. Ao apresentar um painel variado de abordagens teóricas e temas, sempre destacando a centralidade da análise fílmica, Cinema e Pensamento contribuirá de maneira decisiva no adensamento dos estudos que entrecruzam cinema, arte, política e sociedade.

Eduardo Morettin (ECA/ USP) e Marcos Napolitano (FFLCH/ USP)

SUMÁRIO:

 

Pensar o cinema

ROSANE KAMINSKI e PEDRO PLAZA PINTO

 

DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

Crímenes en el documental expandido: epistemologías del relato

policial, el true crime y las narrativas judiciales en tiempos de

incertidumbre

MARÍA LUISA ORTEGA

Viagem à utopia: comunistas italianos na URSS da década de 1950

MARIAROSARIA FABRIS

O cinema português e a Revolução de Abril: um processo

cinematográfico em curso

PAULO CUNHA

La hora del Pueblo (Estela Bravo, 1985): a evocação da solidariedade

cubana no processo uruguaio de “transição democrática”

MARIANA VILLAÇA

 

QUESTÕES SOBRE O CINEMA LATINO-AMERICANO

 De límites, palimpsestos, elipsis e inventários: modalidades de la

representación espacial en el cine silente uruguayo

GEORGINA TORELLO

El hombre de al lado: alteridades e críticas ao modernismo

LUIZ CARLOS SEREZA

A solidariedade ao Chile nos festivais e encontros de cinema

CAROLINA AMARAL DE AGUIAR

 

FILMES E ANÁLISE DA SOCIEDADE BRASILEIRA

A folha em branco: notas sobre o período e a narração de Não quero

falar sobre isso agora

PEDRO PLAZA PINTO

Violência de Estado, impunidade e fabulação da justiça em

Orestes (Rodrigo Siqueira, 2015)

FERNANDO SELIPRANDY

Feições e afeições da violência no curta-metragem brasileiro

ROSANE KAMINSKI

Um horizonte macabro: o jornal Notícias Populares no filme

Aopção, ou as rosas da estrada

SISSI VALENTE PEREIRA

 

ARTISTAS E AUTORES

Cinema e metrópole: o caso paulistano (1994) – perfil de um curso

FÁBIO RADDI UCHÔA

Entre exílios e espectros: o cinema brasileiro de Jorge Durán

IGNACIO DEL VALLE DÁVILA

O moderno, o popular e o nacional nos curtas-metragens documentais

de Leon Hirszman

EDUARDO TULIO BAGGIO

 

Sobre os autores

CINEMA E PENSAMENTO.jpg

​ISBN: 978-85-86255-51-5
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 270

​Preço:R$ 50,00