![](https://static.wixstatic.com/media/84770f_6bbe4230fd71efea7703ecffee091215.png/v1/fill/w_73,h_98,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/84770f_6bbe4230fd71efea7703ecffee091215.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/84770f_9c23f56a09a7f06d4dbf80ed6fdcd2e4.png/v1/fill/w_123,h_119,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/84770f_9c23f56a09a7f06d4dbf80ed6fdcd2e4.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/84770f_6bbe4230fd71efea7703ecffee091215.png/v1/fill/w_73,h_98,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/84770f_6bbe4230fd71efea7703ecffee091215.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/84770f_9c23f56a09a7f06d4dbf80ed6fdcd2e4.png/v1/fill/w_123,h_119,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/84770f_9c23f56a09a7f06d4dbf80ed6fdcd2e4.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/84770f_9c23f56a09a7f06d4dbf80ed6fdcd2e4.png/v1/fill/w_123,h_119,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/84770f_9c23f56a09a7f06d4dbf80ed6fdcd2e4.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/41d000_e1d83be4bbcb2fb4df103dd97dcf2954.png/v1/fill/w_425,h_416,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/41d000_e1d83be4bbcb2fb4df103dd97dcf2954.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/41d000_84321c641ded890f584360da38841b16.png/v1/fill/w_225,h_444,al_c,lg_1,q_85,enc_auto/41d000_84321c641ded890f584360da38841b16.png)
Da música folclórica à música mecânica – Mário de Andrade e o conceito de música popular
Juliana Pérez González
A partir da revisão da obra musicológica do intelectual brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) é proposta uma história da construção do conceito de música popular. Na passagem do século XIX para o século XX, o universo musical da América Latina viveu importantes mudanças marcadas pela chegada dos modernos meios eletrônicos de comunicação e pelo auge do nascente mundo do espetáculo. As transformações dessa paisagem cultural contribuíram na configuração polissêmica do vocábulo música popular, usado a partir desse momento.
Identificando algumas das tensões e complexidades no uso do vocábulo, tanto na obra de Mário de Andrade como de alguns colegas da América Hispana, é possível diferenciar entre o conceito de música popular, herdeiro da visão de mundo do romantismo oitocentista, e o surgimento de um novo significado em relação com a música urbana, difundida pelos discos e pela rádio.
Este livro leva ao campo da historiografia musical latino-americana as discussões e debates historiográficos posteriores à década de 1970 acerca da construção da cultura popular como derivação de uma elite acadêmica. O enfoque usado e a revisão da literatura da época são relevantes para o campo da historiografia musical da América Latina e propõem um novo olhar sobre a obra musicológica de Mário de Andrade.
Prêmio História Social – USP - Capes
![](https://static.wixstatic.com/media/5d904f_35ca501b711e4f58b969c6535428d3c1.jpg/v1/fill/w_301,h_457,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/5d904f_35ca501b711e4f58b969c6535428d3c1.jpg)
ISBN: 978-85-8499-014-6
Formato: 16x23 cm
Paginas: 288
Preço: R$ 45,00