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Educação pelo arquivo – ensinar, pesquisar, escrever com Foucault

Julio Groppa Aquino

Composto de 30 textos veicula­dos na forma de artigos de perió­dicos e capítulos de coletâneas, bem como, mais esporadicamen­te, na de textos de divulgação, o presente livro consiste na reto­mada dos arranjos de pensamen­to/escrita conduzidos pelo autor na última década, motivados pela interlocução com algumas ideias legadas por Michel Fou­cault. O máximo interesse da iniciativa é o de reunir os esfor­ços em torno de determinados gestos analíticos – na docência, na pesquisa e na escrita – a rebo­que dos contraensinamentos de Foucault: as decisões que ele nos obriga a tomar, os projetos que nos força a abandonar, enfim, o tipo de existência que nos enco­raja a levar a cabo.

SUMÁRIO

 

UM PRÓ(sem)LOGO - Sandra Mara Corazza

 

APRESENTAÇÃO

 

PARTE I – UM HORIZONTE OUTRO PARA A ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

O pensamento como desordem: repercussões do legado foucaultiano

A governamentalidade como plataforma analítica para os estudos educacionais

A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica

O mau encontro entre escola e humanismo

O controverso lugar da psicologia na educação: aportes para a crítica da noção de sujeito psicopedagógico

Aprender a solidão: aula com Michel Foucault

 

PARTE II – A PERSPECTIVA ARQUIVÍSTICA EM FOCO

Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional

Diálogos em delay: especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico

Não mais, mas ainda: experiência, arquivo, infância

Defender a escola das pedagogias contemporâneas

Fragmentos de um discurso sobre a infância

PARTE III – REVERBERAÇÕES FOUCAULTIANAS NO CAMPO EDUCACIONAL 

A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico (1990-2016)

Michel Foucault e a pesquisa educacional brasileira: depois de duas décadas e meia (1990-2015)

Dos usos de Vigiar e Punir na pesquisa educacional brasileira (1990-2013)

Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)

PARTE IV – A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E SUAS DISTENSÕES

Disjunção, dispersão e dissensão da educação contemporânea

Pedadogização do pedagógico: sobre o jogo do expert no governamento docente

Crise, acosso e reinvenção da experiência educativa

Da (contra)normatividade do cotidiano escolar: problematizando os discursos sobre a indisciplina discente

Indisciplina escolar: itinerário de um tema/problema de pesquisa

Da infância como solidão à arte do encontro com as crianças

 

PARTE V – POR UM MODO DE ESCRITA INTENSIVO: EXPERIMENTAÇÕES TEXTUAIS

A escrita como modo de vida: interseções educacionais

Depois da conversão de Caio F.: da escrita e a morte

Como escrevo: uma entrevista

Sala de aula 

Provisoriamente não cantaremos a internet

O lento ocaso do magistério

A educação, de Moriana a Ercília

As cinzas do professor

A última lição       

 

REFERÊNCIAS

EDUCAÃ├O PELO ARQUIVO.jpg

​ISBN: 978-85-8499-156-3
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 488

​Preço:R$ 70,00

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