Educação pelo arquivo – ensinar, pesquisar, escrever com Foucault
Julio Groppa Aquino
Composto de 30 textos veiculados na forma de artigos de periódicos e capítulos de coletâneas, bem como, mais esporadicamente, na de textos de divulgação, o presente livro consiste na retomada dos arranjos de pensamento/escrita conduzidos pelo autor na última década, motivados pela interlocução com algumas ideias legadas por Michel Foucault. O máximo interesse da iniciativa é o de reunir os esforços em torno de determinados gestos analíticos – na docência, na pesquisa e na escrita – a reboque dos contraensinamentos de Foucault: as decisões que ele nos obriga a tomar, os projetos que nos força a abandonar, enfim, o tipo de existência que nos encoraja a levar a cabo.
SUMÁRIO
UM PRÓ(sem)LOGO - Sandra Mara Corazza
APRESENTAÇÃO
PARTE I – UM HORIZONTE OUTRO PARA A ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
O pensamento como desordem: repercussões do legado foucaultiano
A governamentalidade como plataforma analítica para os estudos educacionais
A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica
O mau encontro entre escola e humanismo
O controverso lugar da psicologia na educação: aportes para a crítica da noção de sujeito psicopedagógico
Aprender a solidão: aula com Michel Foucault
PARTE II – A PERSPECTIVA ARQUIVÍSTICA EM FOCO
Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional
Diálogos em delay: especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico
Não mais, mas ainda: experiência, arquivo, infância
Defender a escola das pedagogias contemporâneas
Fragmentos de um discurso sobre a infância
PARTE III – REVERBERAÇÕES FOUCAULTIANAS NO CAMPO EDUCACIONAL
A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico (1990-2016)
Michel Foucault e a pesquisa educacional brasileira: depois de duas décadas e meia (1990-2015)
Dos usos de Vigiar e Punir na pesquisa educacional brasileira (1990-2013)
Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
PARTE IV – A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E SUAS DISTENSÕES
Disjunção, dispersão e dissensão da educação contemporânea
Pedadogização do pedagógico: sobre o jogo do expert no governamento docente
Crise, acosso e reinvenção da experiência educativa
Da (contra)normatividade do cotidiano escolar: problematizando os discursos sobre a indisciplina discente
Indisciplina escolar: itinerário de um tema/problema de pesquisa
Da infância como solidão à arte do encontro com as crianças
PARTE V – POR UM MODO DE ESCRITA INTENSIVO: EXPERIMENTAÇÕES TEXTUAIS
A escrita como modo de vida: interseções educacionais
Depois da conversão de Caio F.: da escrita e a morte
Como escrevo: uma entrevista
Sala de aula
Provisoriamente não cantaremos a internet
O lento ocaso do magistério
A educação, de Moriana a Ercília
As cinzas do professor
A última lição
REFERÊNCIAS
ISBN: 978-85-8499-156-3
Formato: 16x23 cm
Paginas: 488
Preço:R$ 70,00