Equidade racial: reflexões acerca da gestão escolar no ensino médio
Valter Roberto Silvério . Fabiana Luci de Oliveira . Tatiane Consentino Lopes
Os dois editais organizados (2014 e 2016) construídos por uma parceria entre o instituto unibanco, o Fundo Baobá e a Universidade Federal de São Carlos (UfsCar) sobre gestão para equidade com foco na juventude negra dirigidos a escolas do ensino médio, nos deu a oportunidade de dialogar com as escolas públicas espalhadas por todas as regiões do país para saber o seguinte:
1) como as gestões de escolas públicas com ensino médio estavam adequando, ou não, suas atividades face as mudanças na lDB provocadas pelas alterações da mesma pela lei nº 10.639/2003 e as diretrizes curriculares nacionais para ensino de História e cultura afro-brasileira e africana?
a leitura das respostas obtidas pelo primeiro edital nos deu uma dimensão importante das inúmeras estratégias utilizadas pelas escolas na tentativa de adequarem-se, com seus próprios recursos, humanos (e materiais quase inexistentes) e nos permitiu identificar as tendências e contradições em um contexto de profundas mudanças sociais, isto é, de redefinição das clivagens tradicionais (raça, classe, sexo, nação e etnia) e de surgimento de novas (gênero, orientação sexual) que passaram a atravessar o espaço escolar desde os anos 1970.
Neste segundo livro, nós contemplamos de maneira sintética os resultados dos instrumentos aplicados, das visitas em escolas dos dois editais e, principalmente, a visão dos gestores.
A publicação deste volume é resultado de uma parceria entre o Baobá – Fundo para equidade racial, o Instituto Unibanco e a Universidade Federal de São Carlos.
Sumário
Introdução
Valter Roberto Silvério
Capítulo 1: Práticas e Desafios na Avaliação de Projetos: Editais Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra
Fabiana Luci de Oliveira
Valter Roberto Silvério
Elaboração do modelo de avaliação
Implementação do processo de avaliação
Balanço do processo de avaliação: aprendizados e recomendações
Capítulo 2 - Equidade e diversidade étnico-racial na visão de estudantes do Ensino Médio
Fabiana Luci de Oliveira
Perfil dos estudantes
Percepções do ambiente escolar
Conhecimento da temática da equidade e da diversidade étnico-racial
Trajetória escolar e perspectivas quanto à conclusão do Ensino Médio
Conhecimento e avaliação do projeto
Impactos do projeto
Capítulo 3 - Gestão escolar para equidade racial no Ensino Médio: desafios pra uma educação com as juventudes
Deivison Mendes Faustino
Érica Aparecida Kawakami
Conhecendo as experiências em seus contextos
Conhecendo as experiências com potencial de inovação metodológica
Lições da pesquisa em campo para uma escola com as juventudes
Capítulo 4: Os desafios da gestão frente à construção de uma escola equitativa.......................................................................
Valter Roberto Silvério
Fernanda Vieira da Silva Santos
A implementação dos projetos
Os impactos dos projetos
A continuidade dos projetos
O perfil racial dos estudantes
A equidade racial na visão dos gestores
As atividades desenvolvidas e o debate sobre equidade racial
Breves considerações
ISBN: 978-85-8499-177-8
Formato: 16x23 cm
Paginas: 140
Preço:R$ 40,00