top of page

Equidade racial: reflexões acerca da gestão escolar no ensino médio

Valter Roberto Silvério . Fabiana Luci de Oliveira . Tatiane Consentino Lopes

 

Os dois editais organizados (2014 e 2016) construídos por uma parceria entre o instituto unibanco, o Fundo Baobá e a Universidade Federal de São Carlos (UfsCar) sobre gestão para equidade com foco na juventude negra dirigidos a escolas do ensino médio, nos deu a oportunidade de dialogar com as escolas públicas espalhadas por todas as regiões do país para saber o seguinte:

1) como as gestões de escolas públicas com ensino médio estavam adequando, ou não, suas atividades face as mudanças na lDB provocadas pelas alterações da mesma pela lei nº 10.639/2003 e as diretrizes curriculares nacionais para ensino de História e cultura afro-brasileira e africana?

a leitura das respostas obtidas pelo primeiro edital nos deu uma dimensão importante das inúmeras estratégias utilizadas pelas escolas na tentativa de adequarem-se, com seus próprios recursos, humanos (e materiais quase inexistentes) e  nos permitiu identificar as tendências e contradições em um contexto de profundas mudanças sociais, isto é, de redefinição das clivagens tradicionais (raça, classe, sexo, nação e etnia) e de surgimento de novas (gênero, orientação sexual) que passaram a atravessar o espaço escolar desde os anos 1970.  

Neste segundo livro, nós contemplamos de maneira sintética os resultados dos instrumentos aplicados, das visitas em escolas dos dois editais e, principalmente, a visão dos gestores. 

A publicação deste volume é resultado de uma parceria entre o Baobá – Fundo para equidade racial, o Instituto Unibanco e a Universidade Federal de São Carlos.

Sumário

Introdução

Valter Roberto Silvério

 

Capítulo 1: Práticas e Desafios na Avaliação de Projetos: Editais Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra

Fabiana Luci de Oliveira

Valter Roberto Silvério

Elaboração do modelo de avaliação

Implementação do processo de avaliação

Balanço do processo de avaliação: aprendizados e recomendações

 

Capítulo 2 - Equidade e diversidade étnico-racial na visão de estudantes do Ensino Médio

Fabiana Luci de Oliveira

Perfil dos estudantes

Percepções do ambiente escolar

Conhecimento da temática da equidade e da diversidade étnico-racial

Trajetória escolar e perspectivas quanto à conclusão do Ensino Médio

Conhecimento e avaliação do projeto

Impactos do projeto

 

Capítulo 3 - Gestão escolar para equidade racial no Ensino Médio: desafios pra uma educação com as juventudes

Deivison Mendes Faustino

Érica Aparecida Kawakami

Conhecendo as experiências em seus contextos

Conhecendo as experiências com potencial de inovação metodológica

Lições da pesquisa em campo para uma escola com as juventudes

 

Capítulo 4: Os desafios da gestão frente à construção de uma escola equitativa.......................................................................

Valter Roberto Silvério

Fernanda Vieira da Silva Santos

A implementação dos projetos

Os impactos dos projetos

A continuidade dos projetos

O perfil racial dos estudantes

A equidade racial na visão dos gestores

As atividades desenvolvidas e o debate sobre equidade racial

Breves considerações

 

EQUIDADE RACIAL.jpg

​ISBN: 978-85-8499-177-8
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 140

​Preço:R$ 40,00

bottom of page