Tel: 11-2365-0744 / 94898-0000 / 99637-6186

Mail: Joaquim@intermeioscultural.com.br

​Mail: Vendas@intermeioscultural.com.br

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

10.00h - 18.00h

  • w-googleplus
  • w-facebook

© 2015

Escrita e edição em fronteiras permeáveis – mediadores culturais na formação da nação e da modernidade na América Latina (século XIX e primeiras décadas do XX)

 

Gabriela Pellegrino Soares

 

O recurso à ideia de “fronteiras permeáveis”, de saída, oferece ao leitor deste livro a chave de leitura necessária à abordagem escolhida pela autora. Seja para estabelecer os nexos entre os processos históricos nacionais – no México, Argentina e Brasil – e as transformações em escala mundial, incluídas aí as redefinições no âmbito dos do poder dos Impérios no período pós-Independência; seja no trabalho de identificação dos mediadores culturais atuantes na América latina, bem como no reconhecimento de sua atuação em espaços transcontinentais.

Afinal, a autora escolheu ler esses processos e transformações através do eixo fascinante dos usos da escrita – ainda que nas suas tensões com a tradição da oralidade – e da circulação dos impressos. Nesta obra, as leituras, os livros, os repertórios de ideias, as práticas de escrita, os escritos epistolares, as imagens e os projetos editoriais e políticos manejados pela autora são recuperados no seu trânsito de uma cultura a outra, de uma tradição a outra, pontuando nas estratégias de sua circulação um traço marcante e constante: a busca da modernidade na sua tradução europeia e civilizatória. Modernidade essa que, no contato entre culturas distintas, acaba por ganhar foro próprio, se flexibilizando e adquirindo feições, ainda que por vezes opacas, em meio às cores do desenho e dos esboços dos Estados Nacionais na América Latina.

Eu ousaria dizer, tomando de empréstimo uma designação de Jorge Myers, que neste livro Gabriela Pellegrino ensaia uma análise “globocêntrica” da dinâmica cultural e política da América Latina. Por ele somos levados a cruzamentos inesperados que a autora desvela com sagacidade e sutileza.

 

 

Do Prefácio de ELIANA REGINA DE FREITAS DUTRA

​ISBN: 978-85-8499-101-3
Formato:16x23 cm​
​Paginas: 210

​Preço:R$ 40,00