Tel: 11-2365-0744 / 94898-0000 / 99637-6186

Mail: Joaquim@intermeioscultural.com.br

​Mail: Vendas@intermeioscultural.com.br

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

10.00h - 18.00h

  • w-googleplus
  • w-facebook

© 2015

Imagem-espessura – entre fotografia, cinema e vídeo

 

Lucy Figueiredo

 

A série fotográfica Potsdamer Platz, 1997-1999, de Michael Wesely é hoje referência no panorama da fotografia contemporânea. A obra cria relações tensivas entre a fotografia e outros sistemas de representação, como o cinema, e gera um campo de instabilidade levantando questões que se antagonizam como : fixidez e cinetismo, movimento e estase. Alguns experimentos anteriores realizados por Wesely, como Lochkamera Portrait (1988); Madri (1991); Schule (1994) e American Landscape (1999–2000), são também analisados neste livro. Essas obras aqui reunidas traduzem um processo de construção de imagens fotográficas constituídas por uma linguagem processual. A configuração das diversas inscrições que se amalgamam em um único fotograma traz a ideia de se condensar vários instantes em um continuum fotográfico em uma imagem palimpsesto. Nesses ensaios o autor revela um tempo não mais encapsulado como instante, mas apresenta um transcorrer temporal que parece imbuído na tarefa de corroer os vestígios da aparência. O adensamento dos traços inscritos por meio das camadas justapostas revela profundidade e se traduz em imagem espessura. Seu trabalho vincula-se às propostas vanguardistas do início do século XX e aos movimentos surgidos nos anos de 1970, nos quais foram abolidas as narrativas que primavam por investigações restritas ao núcleo específico das linguagens. A paisagem urbana torna-se pano de fundo para a observação dos processos semióticos que ocorrem nesses textos visuais. A representação da cidade é marcada pela paisagem difusa típica das metrópoles, e se revela por meio de suas tramas, malhas, sobreposições e artérias, que, juntas, propiciam o fluxo vital desse organismo vivo, desse corpo urbano que habitamos. Nas análises finais observa-se, por meio da obra de outros autores, alguns pontos de contato com as fotografias Potsdamer Platz. A obra de Ansel Kiefer em seu trabalho pictórico da série Lilith (1987), e o filme Passei-o, de Gisela Motta e Leandro Lima (2005), juntam-se para a construção de pontes de análise, diálogo e permutas, com o trabalho de Michael Wesely.

 

 

 

 

 

​ISBN: 978-85-8499-077-1
Formato:16x23 cm​
​Paginas: 130
​Preço:R$ 40,00