Michel Foucault – a arte neoliberal de governar e a educação
Haroldo de Resende (org.)
Embora Michel Foucault não tenha tematizado a questão educacional, de maneira direta, desenvolveu, por um lado, noções e conceitos propícios para pensá-la do ponto de vista das microrrelações e da produção disciplinar e, por outro, dimensionou o Estado na perspectiva dos micropoderes, ao descortinar a governamentalidade pelas frestas abertas pela biopolítica, em que a educação funciona como mecanismo biorregulador. Daí, a importância de discutir a arte neoliberal de governar, como racionalidade política na gestão da educação, a partir da análise que ele desenvolveu, especialmente nesse momento, em que a governamentalização do Estado é acirrada e o campo educacional se estabelece cada vez mais como locus em que a racionalidade neoliberal atinge seu grão mais fino nas práticas fundamentadas nessa racionalidade, engendrando um modo de vida para o indivíduo e a para a população inteira, uma vez que a escola decifrada pela forma econômica do mercado funciona como um aparelho de biorregulação que produz subjetividades individuais e sociais emaranhadas que se conectam a mecanismos em defesa da sociedade como se encontra montada.
Alexandre Simão de Freitas . Alfredo Veiga-Neto . Celso Kraemer . Haroldo de Resende . Julio Groppa Aquino . Marcio Alves da Fonseca . Margareth Rago . Maura Corcini Lopes . Monica Loyola Stival . Pedro de Souza . Peter Pál Pelbart . Roberto Rafael Dias da Silva . Sílvio Galo . Sylvio Gadelha . Vinícius Durval Dorne
Coedição: Capes, CNPq
SUMÁRIO
Apresentação: Michel Foucault - a arte neoliberal de governar e a educação
Haroldo de Resende
Virada geontológica e corpos em fluxos: educar para além do governo da vida e da não vida
Alexandre Simão de Freitas
Neoliberalismo e educação: os desafios do precariado
Alfredo Veiga-Neto
Discurso e técnicas de vida: a questão metodológica em subjetividade e verdade. Haveria um Foucault da ética?
Celso Kraemer
Economização, valores morais e democracia
Daniel Pereira Andrade
A educação por toda a vida como estratégia de biorregulação neoliberal
Haroldo de Resende
As pedagogias contemporâneas como materialização do corolário neoliberal na educação
Julio Groppa Aquino
A educação entre as lógicas da dialética e da estratégia
Marcio Alves da Fonseca
Empresárias de si mesmo? Recuso-me, denuncio!
Margareth Rago
(In)utilidade e exclusão: o extremo do neoliberalismo e o futuro do humano
Maura Corcini Lopes
O sujeito do (neo)liberalismo
Monica Loyola Stival
Modos neoliberais de governar no discurso do novo ensino médio
Pedro de Souza
É a política a continuação da guerra por outros meios?
Peter Pál Pelbart
A crise como operador estratégico e a emergência de novas figuras subjetivas: escolarização juvenil e a arte de governar neoliberal
Roberto Rafael Dias da Silva
A educação entre o governo dos outros e o governo de si
Sílvio Gallo
Empresariamento da sociedade e da educação: o complexo corpo-subjetividade do homo economicus neoliberal, o imperativo da alta performance e seus efeitos
Sylvio Gadelha
Do “culto” à língua: uma análise da polêmica do livro didático por uma vida melhor
Vinícius Durval Dorne
ISBN: 978-85-8499-134-1
Formato: 16x23 cm
Paginas: 268
Preço:R$ 50,00