O cinema musical norte-americano – história e estratégias da indústria do entretenimento nos anos 1980
Paulo Roberto Ferreira da Cunha
O livro investiga a questão de gênero fílmico e do gênero musical para consubstanciar o resgate da história dos filmes musicais. A obra analisa os elementos constitutivos do gênero musical para, então, elencar elementos temáticos e ciclos de resgate que os filmes musicais empreenderam, além de explorar o indiscutível papel da música nos filmes ao longo dos tempos. O caráter mercadológico da produção de filmes musicais é também explorado no livro através de uma ponte entre o estudo de gênero fílmico, a evolução deste tipo de produção e os interesses da indústria cinematográfica e suas influências estéticas e técnicas, como aconteceu mais recentemente nos anos 1980 através do aspecto intermidiático, das novas tecnologias e da consolidação dos conglomerados de entretenimento.
Sumário
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I: A questão de gênero no cinema musical.
Um olhar para a questão do gênero através do cinema norte-americano.
Para compreender o gênero musical.
Sobre músicas e canções: papéis ao longo do tempo.
CAPÍTULO II: O cinema dos anos 1980: a formação dos conglomerados multimidiáticos e outras influências na produção fílmica
A indústria cinematográfica: tempos de transformação.
Influências estilísticas e temáticas na produção cinematográfica norte-americana nos anos 1980.
CAPÍTULO III: Fama e Flashdance – uma análise fílmica.
Considerações finais
BONUS TRACK – Duas faces da mesma moeda: representações da inserção social em Fama e Glee.
FONTES E REFERÊNCIAS
Bibliografia
Filmografia
NOTAS
ISBN: 978-85-8499-137-2
Formato: 16x23 cm
Paginas: 142
Preço:R$ 40,00