top of page
O cinema musical norte-americano – história e estratégias da indústria do entretenimento nos anos 1980

Paulo Roberto Ferreira da Cunha

O livro investiga a questão de gênero fílmico e do gênero musical para consubstanciar o resgate da história dos filmes musicais. A obra analisa os elementos constitutivos do gênero musical para, então, elencar elementos temáticos e ciclos de resgate que os filmes musicais empreenderam, além de explorar o indiscutível papel da música nos filmes ao longo dos tempos. O caráter mercadológico da produção de filmes musicais é também explorado no livro através de uma ponte entre o estudo de gênero fílmico, a evolução deste tipo de produção e os interesses da indústria cinematográfica e suas influências estéticas e técnicas, como aconteceu mais recentemente nos anos 1980 através do aspecto intermidiático, das novas tecnologias e da consolidação dos conglomerados de entretenimento.

Sumário

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I: A questão de gênero no cinema musical.

 

Um olhar para a questão do gênero através do cinema norte-americano.

 

Para compreender o gênero musical.

 

Sobre músicas e canções: papéis ao longo do tempo.

CAPÍTULO II: O cinema dos anos 1980: a formação dos conglomerados multimidiáticos e outras influências na produção fílmica

 

A indústria cinematográfica: tempos de transformação.

 

Influências estilísticas e temáticas na produção cinematográfica norte-americana nos anos 1980.


CAPÍTULO III: Fama e Flashdance – uma análise fílmica.

Considerações finais

BONUS TRACK – Duas faces da mesma moeda: representações da inserção social em Fama e Glee.

FONTES E REFERÊNCIAS

Bibliografia

Filmografia

NOTAS

O CINEMA MUSICAL.jpg

​ISBN: 978-85-8499-137-2
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 142

​Preço:R$ 40,00

bottom of page