






Pensar a Educação em um Mundo Problemático – O olhar da Filosofia
José Sérgio Fonseca de Carvalho (Org.)
Que senti do a educação pode ter em um mundo problemático? O papel da filosofia da educação não é trazer respostas, mas, antes, de identificar o horizonte do questionamento educativo. Parece que, nesse mundo problemático, a educação deve ser pensada como um acompanhamento preocupado em dotar aquele que se educa com uma bússola, mapas e, eventualmente, coremas, para que ele possa traçar seu próprio caminho ao caminhar, como diz o poeta. - Michel Fabre
Sumário:
Apresentação
Sílvio Gallo
Parte I – Conferências
Como pensar a educação em um mundo problemático?
Michel Fabre
Aprender tateando: infância e filosofia
Jeanne Marie Gagnebin
A ética como problema da educação, a educação como mundo ético
Didier Moreau
Escolha curricular como problema filosófico: uma análise crítica das
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio
José Sérgio Fonseca de Carvalho
A educação escolar: uma questão comum
Jean-François Dupeyron
Ética e formação: o vínculo irrenunciável
Nadja Hermann
A sociedade do ninguém e a persistência das experiências escolares –
Reflexões a partir de Hannah Arendt
Vanessa Sievers de Almeida
Humanismo, anti-humanismo e educação popular
Flávio Brayner
Ideologia e Educação: o retorno (necessário) a um (velho) problema
Sílvio Gallo
Enraizamento, interculturalidade e emancipação: perspectiva decolonizante da Filosofia da Educação na
América Latina
Antonio Joaquim Severino
Parte II – Trabalhos apresentados
Filosofia, ética e educação
Abstracionismo pedagógico e a forma da escola:
considerações docentes
Eder Marques Loiola e Thiago Miranda dos Santos Moreira
A dignidade política na formação do professor
Maria Gabriela Guidugli Pedreira
Educação e emancipação em Jacques Rancière
Jonas Tabacof Waks
A filosofia como um antídoto contra a doutrinação ideológica
nas escolas
Dalton José Alves
Filosofia, currículo e Ensino Médio: experiência docente como
resposta a um mundo problemático
Arlison Frank L. Alves e Veríssimo dos Santos F. Filho
Jacques Rancière e Michel Fabre: o Iluminismo entre explicação e
emancipação
Taís Araújo
Relação aluno-professor: um encontro com o tempo,
a autoridade e a igualdade
Carolina Terruggi Martinez e Adriana Marcondes Machado
Parte III – Trabalhos apresentados
Educação e mundo contemporâneo
Escola: Transmissão como resistência ao discurso hegemônico das
aprendizagens
Janaina Klinko
O fetichismo da globalização neoliberal e sua aliança ao fascismo na
formação educacional
Vanderson Batista dos Santos
Literatura e construção de narrativas com adolescentes em cumprimento
de medida socioeducativa: fazer ver e pensar outras vidas
Beatriz Saks Hahne e Adriana Marcondes Machado
O narcisismo contemporâneo e a crise da educação
Alberto Filipe Araújo, José Augusto Ribeiro e Rogério de Almeida
Por que formar o espectador na escola?
Thiago de Castro Leite

ISBN: 978-65-86255-32-4
Formato: 16x23 cm
Paginas: 282
Preço:R$ 50,00