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Pensar a Educação em um Mundo Problemático – O olhar da Filosofia

José Sérgio Fonseca de Carvalho (Org.)

Que senti do a educação pode ter em um mundo problemático? O papel da filosofia da educação não é trazer respostas, mas, antes, de identificar o horizonte do questionamento educativo. Parece que, nesse mundo problemático, a educação deve ser pensada como um acompanhamento preocupado em dotar aquele que se educa com uma bússola, mapas e, eventualmente, coremas, para que ele possa traçar seu próprio caminho ao caminhar, como diz o poeta. - Michel Fabre

Sumário:

 

Apresentação

Sílvio Gallo

Parte I – Conferências

 

Como pensar a educação em um mundo problemático?

Michel Fabre

 

Aprender tateando: infância e filosofia

Jeanne Marie Gagnebin

 

A ética como problema da educação, a educação como mundo ético

Didier Moreau

 

Escolha curricular como problema filosófico: uma análise crítica das

Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio

José Sérgio Fonseca de Carvalho

 

A educação escolar: uma questão comum

Jean-François Dupeyron

 

Ética e formação: o vínculo irrenunciável

Nadja Hermann

 

A sociedade do ninguém e a persistência das experiências escolares –

Reflexões a partir de Hannah Arendt

Vanessa Sievers de Almeida

 

Humanismo, anti-humanismo e educação popular

Flávio Brayner

 

Ideologia e Educação: o retorno (necessário) a um (velho) problema

Sílvio Gallo

 

Enraizamento, interculturalidade e emancipação: perspectiva decolonizante da Filosofia da Educação na

América Latina

Antonio Joaquim Severino

Parte II – Trabalhos apresentados

Filosofia, ética e educação

 

Abstracionismo pedagógico e a forma da escola:

considerações docentes

Eder Marques Loiola e Thiago Miranda dos Santos Moreira

 

A dignidade política na formação do professor

Maria Gabriela Guidugli Pedreira

 

Educação e emancipação em Jacques Rancière

Jonas Tabacof Waks

 

A filosofia como um antídoto contra a doutrinação ideológica

nas escolas

Dalton José Alves

 

Filosofia, currículo e Ensino Médio: experiência docente como

resposta a um mundo problemático

Arlison Frank L. Alves e Veríssimo dos Santos F. Filho

 

Jacques Rancière e Michel Fabre: o Iluminismo entre explicação e

emancipação

Taís Araújo

 

Relação aluno-professor: um encontro com o tempo,

a autoridade e a igualdade

Carolina Terruggi Martinez e Adriana Marcondes Machado

Parte III – Trabalhos apresentados

Educação e mundo contemporâneo

 

Escola: Transmissão como resistência ao discurso hegemônico das

aprendizagens

Janaina Klinko

 

O fetichismo da globalização neoliberal e sua aliança ao fascismo na

formação educacional

Vanderson Batista dos Santos

 

Literatura e construção de narrativas com adolescentes em cumprimento

de medida socioeducativa: fazer ver e pensar outras vidas

Beatriz Saks Hahne e Adriana Marcondes Machado

 

O narcisismo contemporâneo e a crise da educação

Alberto Filipe Araújo, José Augusto Ribeiro e Rogério de Almeida

 

Por que formar o espectador na escola?

Thiago de Castro Leite

PENSAR A EDUCAÇÃO EM UM MUNDO PROBLEMATI

​ISBN: 978-65-86255-32-4
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 282

​Preço:R$ 50,00

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