






RADIOJORNALISMO: RETÓRICA E VINCULAÇÃO SOCIAL
Kátia Castro
Mozahir Salomão Bruck
Distribuído em duas partes – rádio e estratégicas de vinculação social e a
retórica no radiojornalismo –, este livro tem entre as suas qualidades a
habilidade de apresentar dois lados do “contrato” radiofônico: o do
radialista/locutor (produção) e o da audiência (leitura). Os argumentos são
alinhavados por referências acertadas no diálogo que estabelece entre
autores brasileiros e estrangeiros, que se mostram decisivos para o
tratamento de três eixos importantes – da sociabilidade (e construção de
comunidades), dos estudos de recepção e da retórica – nas considerações
precisas sobre o jornalismo no rádio. Assim, o texto versa sobre “o poder
que tem o rádio de mobilizar as pessoas, e levá-las ao exercício da
imaginação, da recriação das mensagens recebidas e, mais ainda, da
transformação de uma mera emissão sonora em campo de produção de
emoções e de sentido, de conhecimento e cultura”. Aborda também a
escuta radiofônica, que “revela uma postura do sujeito diante do universo
da informação. O ouvinte percebe-se um coagente da emissão radiofônica.
Sabe que aquele locutor fala dele, receptor, e para ele e daquela maneira,
pelo fato de o ouvinte ser ele”.
Sônia Virgínia Moreira

ISBN: 978-85-64586-58-1
Formato: 16x23 cm
Paginas: 180
Preço: R$ 30,00