Repensar a história da educação, pensar a história a política na história da educação
Haroldo de Resende(org.)
O que fez a educação ser o que é e se apresentar para nós da forma como se apresenta? Como foi possível o surgimento dos objetos educacionais com os quais operamos? O que possibilita a ideia de naturalidade a algo produzido nas tramas histórico-políticas? É possível a educação tornar-se algo diferente? É possível fazer outra história? É possível fazer outra história da educação? É possível fazer outra educação? O trabalho do historiador da educação balizado por interrogações dessa natureza o coloca num patamar de suspeição, de questionamento acerca não só da educação, mas da própria noção de história e historiografia, permitindo outras formas de enxergar como a educação é constituída, como determinadas verdades sobre a educação são instituídas, podendo, inclusive, obscurecer o surgimento dessas outras formas. O convite dos textos que compõem este livro é para que a História da Educação seja pensada em suas linhas políticas, no engendramento de seus discursos, como campo de saberes que mobiliza relações de poder no jogo de forças que dinamiza o funcionamento da maquinaria social.
Haroldo de Resende(org.) . Durval Muniz De Albuquerque Júnior, Ildeu Moreira Coêlho, Jorge Ramos Do Ó, José Gonçalves Gondra, Libania Xavier, Luiz Antônio Cunha, Mirian Jorge Wande, Raquel Discini De Campos, Renê José Trentin Silveira, Rosa Fátima De Souza (Prefácio), Sandra Cristina Fagundes De Lima, Sauloéber Tarsio De Souza, Sidney Aguiar Filho.
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Rosa Fátima de Souza
APRESENTAÇÃO: REPENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PENSAR A POLÍTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Haroldo de Resende
Parte 1 – PERSPECTIVAS HISTÓRICAS SOBRE O PAPEL POLÍTICO A
EDUCAÇÃO
O GRITO, O FOGO, O ANIMAL: A PRESENÇA DO CORPO NA ESCRITA DA HISTÓRIA, UM GESTO POLÍTICO DE MICHEL FOUCAULT
Durval Muniz De Albuquerque Júnior
SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO: A EDUCAÇÃO COMO
DISPOSITIVO DE BIORREGULAÇÃO NO PERÍODO MILITAR
Haroldo de Resende
EDUCAÇÃO, VIDA EM COMUM, POLÍTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Ildeu Moreira Coêlho
A ORDEM DO SABER: EMERGÊNCIA DO DISPOSTIVO CURRICULAR MODERNO
Jorge Ramos do Ó
AS ELITES POLÍTICAS DO INTERIOR PAULISTA E SEUS ÁLBUNS ILUSTRADOS (1900-1930): FORMAS DE SE DAR A VER
Raquel Discini de Campos
O ESTADO EUGÊNICO E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Sidney Aguilar Filho
Parte 2 – A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA
E A POLÍTICA NA PESQUISA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A INVENÇÃO DE UM VAZIO: PISTAS PARA DESCONFIAR DE BINARISMOS E PARTIDARIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
José Gonçalves Gondra
8 REPENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PENSAR A POLÍTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A POLÍTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA TRADIÇÃO A SER REVISITADA
Libania Xavier
POLÍTICA E RELIGIÃO NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO EDUCACIONAL
Luiz Antônio Cunha
ALGUMAS NOTAS SOBRE POLÍTICA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
Mirian Jorge Warde
RAÍZES POLÍTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE
ANTONIO GRAMSCI
Renê José Trentin Silveira
BUSCAR OS PROFESSORES LEIGOS NA HISTÓRIA DA ESCOLA EM MEIO RURAL: UMA POLÍTICA?
Sandra Cristina Fagundes de Lima
HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL NO BRASIL: DOS TRADICIONAIS TEMAS COMO SISTEMAS DE PENSAMENTO E POLÍTICAS EDUCATIVAS À RENOVAÇÃO DO CAMPO (A CATEGORIA ETNIA NAS REVISTAS ESPECIALIZADAS: 1997-2011)
Sauloéber Tarsio de Souza
SOBRE OS AUTORES
ISBN: 978-65-86255-04-1
Formato: 16x23 cm
Paginas: 276
Preço:R$ 50,00