Repensar a história da educação, pensar a história a política na história da educação

Haroldo de Resende(org.)

O que fez a educação ser o que é e se apresentar para nós da forma como se apresenta?  Como foi possível o surgimento dos objetos educacionais com os quais operamos?  O que possibilita a ideia de naturalidade a algo produzido nas tramas histórico-políticas? É possível a educação tornar-se algo diferente? É possível fazer outra história? É possível fazer outra história da educação? É possível fazer outra educação? O trabalho do historiador da educação balizado por interrogações dessa natureza o coloca num patamar de suspeição, de questionamento acerca não só da educação, mas da própria noção de história e historiografia, permitindo outras formas de enxergar como a educação é constituída, como determinadas verdades sobre a educação são instituídas, podendo, inclusive, obscurecer o surgimento dessas outras formas. O convite dos textos que compõem este livro é para que a História da Educação seja pensada em suas linhas políticas, no engendramento de seus discursos, como campo de saberes que mobiliza relações de poder no jogo de forças que dinamiza o funcionamento da maquinaria social.

Haroldo de Resende(org.) . Durval Muniz De Albuquerque Júnior, Ildeu Moreira Coêlho, Jorge Ramos Do Ó, José Gonçalves Gondra, Libania Xavier, Luiz Antônio Cunha, Mirian Jorge Wande, Raquel Discini De Campos, Renê José Trentin Silveira, Rosa Fátima De Souza (Prefácio), Sandra Cristina Fagundes De Lima, Sauloéber Tarsio De Souza, Sidney Aguiar Filho.

SUMÁRIO

PREFÁCIO

Rosa Fátima de Souza

APRESENTAÇÃO: REPENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PENSAR A POLÍTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Haroldo de Resende

Parte 1 – PERSPECTIVAS HISTÓRICAS SOBRE O PAPEL POLÍTICO A

EDUCAÇÃO

O GRITO, O FOGO, O ANIMAL: A PRESENÇA DO CORPO NA ESCRITA DA HISTÓRIA, UM GESTO POLÍTICO DE MICHEL FOUCAULT

Durval Muniz De Albuquerque Júnior

SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO: A EDUCAÇÃO COMO

DISPOSITIVO DE BIORREGULAÇÃO NO PERÍODO MILITAR

Haroldo de Resende

EDUCAÇÃO, VIDA EM COMUM, POLÍTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ildeu Moreira Coêlho

A ORDEM DO SABER: EMERGÊNCIA DO DISPOSTIVO CURRICULAR MODERNO

Jorge Ramos do Ó

AS ELITES POLÍTICAS DO INTERIOR PAULISTA E SEUS ÁLBUNS ILUSTRADOS (1900-1930): FORMAS DE SE DAR A VER

Raquel Discini de Campos

O ESTADO EUGÊNICO E A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Sidney Aguilar Filho

Parte 2 – A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA

E A POLÍTICA NA PESQUISA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A INVENÇÃO DE UM VAZIO: PISTAS PARA DESCONFIAR DE BINARISMOS E PARTIDARIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

José Gonçalves Gondra

8 REPENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PENSAR A POLÍTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA TRADIÇÃO A SER REVISITADA

Libania Xavier

POLÍTICA E RELIGIÃO NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO EDUCACIONAL

Luiz Antônio Cunha

ALGUMAS NOTAS SOBRE POLÍTICA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

Mirian Jorge Warde

RAÍZES POLÍTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE

ANTONIO GRAMSCI

Renê José Trentin Silveira

 

BUSCAR OS PROFESSORES LEIGOS NA HISTÓRIA DA ESCOLA EM MEIO RURAL: UMA POLÍTICA?

Sandra Cristina Fagundes de Lima

HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL NO BRASIL: DOS TRADICIONAIS TEMAS COMO SISTEMAS DE PENSAMENTO E POLÍTICAS EDUCATIVAS À RENOVAÇÃO DO CAMPO (A CATEGORIA ETNIA NAS REVISTAS ESPECIALIZADAS: 1997-2011)

Sauloéber Tarsio de Souza

SOBRE OS AUTORES

​ISBN: 978-65-86255-04-1
Formato: 16x23 cm​
​Paginas: 276

​Preço:R$ 50,00

Tel: 11-2365-0744 / 94898-0000 / 99637-6186

Mail: Joaquim@intermeioscultural.com.br

​Mail: Vendas@intermeioscultural.com.br

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

10.00h - 18.00h

© 2015

  • w-googleplus
  • w-facebook