top of page

Entre 17 de março e 12 de maio, a Intermeios realiza a oficina "Live Cinema — Introdução: linguagem e técnicas", com Marcus Bastos. A oficina apresenta a história e principais tendências das performances audiovisuais, assim como os equipamentos e programas que permitem criar imagens e sons em tempo real. Em aulas teórico-práticas, serão apresentados exemplos históricos e contemporâneos. O objetivo é discutir as possibilidades de linguagem e criar um repertório crítico. Também serão discutidas as diferenças e características básicas dos softwares mais usados na área. Ao final da oficina, o aluno vai apresentar um remix de um filme a sua escolha, como trabalho de conclusão. Neste dia, representantes do Intermeios e convidados estarão presentes, com objetivo de verificar a possibilidade de que os mel hores trabalhos gerem uma noite de apresentações de Live Cinema no espaço cultural. Abaixo, o programa proposto e mais informações sobre o professor responsável.

 

 

 

Programa

 

17 mar

introdução aos softwares, suas características e diferenças

 

24 mar

experiências históricas com sinestesia e visual musicresolume: criando uma composição com imagem e som

 

31 mar

experiências históricas com sinestesia e a visual musicresolume: criando uma composição com imagem e som

 

07 abr

expanded cinemasresolume: técnicas de projeção no espaço

 

14 abr

light shows e formas de ocupação do palcoisadora: criando um pequeno mixer

 

28 abr

experiências contemporâneas com imagem e somisadora: tornando o mixer mais sofisticado

 

05 mai

a cultura remix preparação do projeto final

 

12 mai

apresentações do projeto final

 

Currículo do Professor

 

Marcus Bastos é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde também é professor. Editou, com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Mediações, Tecnologia, Espaço Público – Um panorama crítico da arte em mídias móveis (Conrad, 2010). Foi curador de Ruído (Mostra Vídeo Instituto Itaú Cultural, 2005), Geografias Celulares (Instituto Fundación Telefonica, 2010) e VIVO arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2007-2012). Entre seus projetos recentes estão Cenas Paulistanas (composição audiovisual criada com Natália Aly e Rodrigo Gontijo, SESC-Ipiranga, 2013) e Canteiro de Operações (videoensaio no DVD homônimo de Nelson Brissac, José Resende e Heloísa Maringoni, 2012). Dirigiu documentários experimentais como Giuseppe, etc (2011), Radicais Livre/os (2006) e Interface Disforme (2006).

bottom of page