Tecnobrega: do bordel às aparelhagens
Expedito Leandro Silva
A análise deste trabalho aborda como e em que dimensão uma cultura de massa e popular, excluída da grande mídia, interage para conquistar e manter o seu espaço, como a música popular do estado do Pará, especificamente o estilo brega, como manifestação lúdica e interativa na sociabilidade da cultura popular paraense, e sua importante relação e proximidade com a musicalidade caribenha, visto que o bolero, o merengue e o estilo brega interagem com o panorama da indústria cultural brasileira e a musicalidade local, especificamente o carimbó. O estilo brega é compreendido como uma manifestação popular que traz em si suas heranças históricas, hoje denominada de brega calypso.
Analisa a sociabilidade festiva, a cultura e o próprio lazer na região amazônica, na medida em que integra as populações do interior e das grandes cidades.
Finalmente, observa-se a cadeia produtiva da manifestação musical, lazer e entretenimento em torno do tecnobrega que, em Belém, assume uma posição de destaque, firmando-se como um meio de fonte de renda e trabalho, por meio das apresentações ao vivo, das festas, das gravações de CD e DVD, entre outros.
ISBN: 978-85-64586-81-9
Formato: 16x23 cm
Paginas: 214
Preço: R$ 40,00