Tel: 11-2365-0744 / 94898-0000 / 99637-6186

Mail: Joaquim@intermeioscultural.com.br

​Mail: Vendas@intermeioscultural.com.br

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

10.00h - 18.00h

  • w-googleplus
  • w-facebook

© 2015

Viagens e relatos – representações e materialidade nos périplos de latino-americanos pela Europa e pelos Estados Unidos no século XIX

Stella Maris Scatena Franco

As viagens são foco de interesse dos seres humanos, mas também são marcadas pelas contingências particulares de uma época. Assim, um dos objetivos deste trabalho é analisar como as viagens se deram no século XIX, levando-se em conta o incremento dos meios de transporte, o desenvolvimento do turismo, as múltiplas possibilidades abertas nas formas de se hospedar, os contatos com cicerones e as cartas de apresentação.

Além disto, os olhares para o mundo visitado constituem parte fundamental da empreitada. Este livro, portanto, também se atém às representações criadas sobre os lugares conhecidos, revelando os estranhamentos, as empatias, as projeções e as rejeições dos viajantes. Com isso, pretende-se agregar dois campos que costumam andar separados nas análises: as condições concretas, de um lado, e a dimensão do discurso, de outro. A pesquisa enfocou relatos de personagens oriundos de países da América Latina que rumaram para a Europa e os Estados Unidos no século XIX. Em momento de formação dos Estados nacionais latino-americanos, estas viagens representaram uma busca de referências e os contatos estabelecidos dão a conhecer facetas do intrigante processo de afirmação das identidades nacionais e subcontinentais. O tema das identidades ainda perpassa as questões de gênero, uma vez que foram incorporados à análise relatos escritos por viajantes mulheres. Todas estas questões foram originalmente desenvolvidas na Tese de Livre- -Docência defendida pela autora em 2017, na Universidade de São Paulo, que agora é apresentada em livro.

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1

DAS VIAGENS, DOS RELATOS E DA ARTE DE NARRAR

Motivações para as viagens

Formatos dos relatos

A arte de narrar

 

CAPÍTULO 2

DIMENSÕES MATERIAIS DAS VIAGENS

Requisitos desejáveis e vicissitudes

Infraestrutura turística e clivagens sociais

Impactos da tecnologia sobre as viagens

 

CAPÍTULO 3

VIAGENS E IDENTIDADES: EUROPA, AMÉRICA LATINA E ESTADOS UNIDOS

“Civilização e progresso” versus “atraso e barbárie”

Rechaços, desconfianças e apropriações seletivas

Identidades em confronto: latinos versus anglo-saxões

 

CAPÍTULO 4

RELAÇÕES DE GÊNERO E VIAGENS

Entre a reiteração da norma e a construção da experiência

Olhares ambivalentes

​ISBN: 978-85-8499-108-2
Formato:16x23 cm​
​Paginas: 296

​Preço:R$ 48,00