Wittgenstein – para além da linguagem agostiniana
Marconi Oliveira da Silva
O erro a que somos levados a cometer podia expressar-se assim: estamos buscando o uso do signo, mas o buscamos como se fosse um objeto que coexistisse com o signo. (Uma das razões deste erro vem a ser que estamos buscando uma ‘coisa que corresponda a um substantivo’.)”
Wittgenstein, Caderno Azul.
“Pode-se examinar um animal para ver se é um gato. Mas o conceito gato em nenhum caso pode se examinar assim.”
Wittgenstein, Observações sobre os fundamentos da matemática.
“Quando os jogos de linguagem mudam, há uma modificação nos conceitos e, com as mudanças nos conceitos, os significados das palavras mudam também.”
Wittgenstein, Da Certeza.
Pois a clareza a que aspiramos é, todavia, uma clareza completa.
Mas isto significa apenas que os problemas filosóficos devem desaparecer completamente. A descoberta real é a que me torna capaz de deixar de filosofar quando eu quiser.
– A descoberta que aquieta a filosofia, de tal modo que ela não seja mais açoitada por questões que coloquem a ela mesma em questão.
Wittgenstein, Investigações Filosóficas
SUMÁRIO
Apresentação
1
NA FILOSOFIA TRADICIONAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA É O OBJETO
A palavra substitui a palavra na mente
A palavra representa um conceito que substitui o objeto
2
A LINGUAGEM AGOSTINIANA OU O PARADIGMA DA REPRESENTAÇÃO
Descrição e Representação
Esquema mentalista
3
USO E SIGNIFICADO
4
JOGOS DE LINGUAGEM
Regras
Nomes
Nomear é uma etapa para o uso
Definição e ensino ostensivo
Definição ostensiva
Elucidação
Forma de vida
5
FILOSOFIA TRADICIONAL X GRAMÁTICA FILOSÓFICA
6
REGRAS DE GRAMÁTICA
7
PROPOSIÇÃO E REALIDADE
8
APRESENTAÇÃO DE PARADIGMAS
9
BIBLIOGRAFIA
ISBN: 978-85-8499-148-8
Formato: 14x21 cm
Paginas: 154
Preço:R$ 40,00